1- Personalidade múltipla, Fernando Pessoa desenvolveu várias ocupações em sua vida. Trabalhou como tradutor, jornalista, crítico literário, editor, publicitário e dizem que até se aventurava a fazer invenções.
2- Com 7 anos foi morar com a família na África do Sul e lá realizou seus estudos.
3- Era aficionado pela astrologia e tinha mania de fazer mapas astrais de amigos, parentes, conhecidos e até mesmo de grandes personalidades históricas.
4- O poeta também tinha um grande interesse por esoterismo, maçonaria e fraternidade RosaCruz e era admirador do mago britânico pelo Aleister Crowley.
5- Parece que o poeta tinha o costume de escrever em pé e que também não podia ver um lápis sem ponta.
6- Fernando Pessoa tinha o hábito de escrever sob heterônimos (uma espécie de pseudônimo) Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos eram os mais frequentes. Certa vez, ao chegar atrasado a um encontro com o escritor José Régio, ele se apresentou como Álvaro de Campos e pediu desculpas por Fernando Pessoa não ter podido comparecer.
7- Em 2008, o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC) apontou Fernando Pessoa como uma das 50 personalidades mais influentes da cultura da Europa ao lado de Da Vinci, Mozart, Einstein, entre outros.
8- Existe na cidade do Porto uma universidade chamada Fernando Pessoa, em sua homenagem.
9- A também poeta Cecília Meireles viajou em 1934 para Portugal para conferências em universidade e quis conhecer Fernando Pessoa . Marcaram um encontro mas ele não apareceu. Ao voltar ao hotel havia um exemplar de um livro de Fernando Pessoa e um recado dizendo que ele não havia comparecido pois os astros mostravam que assim deveria ser.
10- Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática, porém em seu atestado de óbito, conta “obstrução intestinal” como causa da morte.
VEJA TAMBÉM: