Dez Fatos Curiosos sobre Fernando Pessoa

1-  Personalidade múltipla, Fernando Pessoa desenvolveu várias ocupações em sua vida. pessoaTrabalhou como tradutor, jornalista, crítico literário, editor, publicitário e dizem que até se aventurava a fazer invenções.

2- Com 7 anos foi morar com a família na África do Sul e lá realizou seus estudos.

3-  Era aficionado pela astrologia e  tinha mania de fazer mapas astrais de amigos, parentes, conhecidos e até mesmo de grandes personalidades históricas.

4-  O poeta também tinha um grande interesse por esoterismo, maçonaria e fraternidade RosaCruz e era admirador do mago britânico pelo Aleister Crowley.

5- Parece que o poeta tinha o costume de escrever em pé e que também não podia ver um lápis sem ponta.

6- Fernando Pessoa tinha o hábito de escrever sob heterônimos (uma espécie de pseudônimo) Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos eram os mais frequentes. Certa vez, ao chegar atrasado a um encontro com o escritor José Régio, ele se apresentou como Álvaro de Campos e pediu desculpas por Fernando Pessoa não ter podido comparecer.

7- Em 2008, o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC) apontou Fernando Pessoa como uma das 50 personalidades mais influentes da cultura da  Europa ao lado de Da Vinci, Mozart, Einstein, entre outros.

8- Existe na cidade do Porto uma universidade chamada Fernando Pessoa, em sua homenagem.

9- A também poeta Cecília Meireles viajou em 1934 para Portugal para conferências em universidade e quis conhecer Fernando Pessoa . Marcaram um encontro mas ele não apareceu.   Ao voltar ao hotel havia um exemplar de um livro de Fernando Pessoa e um recado dizendo que ele não havia comparecido  pois os astros mostravam que assim deveria ser.

10- Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática, porém em seu atestado de óbito, conta “obstrução intestinal” como causa da morte.

VEJA TAMBÉM:

Os Dez Melhores Livros que li

Dez Livros Essenciais da literatura Mundial

Meus Dez Escritores Preferidos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s